(Desa)sossegados fins de semana na cidade de Maputo

Quem vive na cidade de Maputo, principalmente em certas artérias mais movimentadas da cidade saberá perfeitamente o que estou a falar.

Depois de uma semana de trabalho e quando chega ao fim de semana para descansar se não fugir da cidade para a praia ou para o campo e se pensa que vai descansar no sossego da sua casa, está muito enganado pois é mentira!

Vou dar um exemplo na zona da Av. Mao Tsé Tung e do parque dos Continuadores. Apesar deste parque ter sido concebido para provas de atletismo , venda de artesanato e momentos de lazer , ultimamente não é isso que acontece. Pois tem sido palco de vários eventos, maioria deles bem sonoros.

Há alguns meses atrás foi um comício de uma Igreja Brasileira Evangélica, durante 3 dias seguidos era musica no volume máximo para arrebentar os tímpanos a qualquer um, o Pastor a pregar o seu sermão aos altos berros de tal maneira que os vidros das janelas das casas vibravam e quase que se partiam. Começavam as 8h00 da manhã e sempre aos berros um dia inteiro só terminavam às 18h00, era para por qualquer um ficar doido com uma bruta dor de cabeça.

Mais recente foi um partido politico e a sua campanha, a mesma coisa só que desta vez era um comício politico, mas como os outros todos a musica estava altíssima (devem pensar que somos todos surdos!) e o discurso politico era aos gritos.

Quando não são eventos no parque dos continuadores, é uma escolinha na esquina do parque que alugam aos fins de semana para as festas das crianças. Mais uma vez o nosso descanso de fim de semana desaparece. Todo o dia até as 9h00 da noite a musica fica a tocar no volume máximo e além da musica ainda temos o palhaço que não sabe falar normalmente e berra também!.

Sinceramente tenho pena daquelas crianças que estão na festa, se eu estou a alguns metros de distância e afecta-me a musica e o barulho faço ideia as crianças dentro do recinto, devem chegar todas surdas a casa.

Para terminar como não bastasse os eventos no parque, as festas da escolinha, ainda temos os“ show offs” da estrada aqueles que gingam nos seus carros e nas suas motas potentes, barulhentas e um autêntico atentado à poluição sonora e ao descanso do comum cidadão. A Avenida Mao Tsé Tung virou uma pista de corridas, aceleram as suas máquinas de uma ponta a outra da avenida e fazem tanto barulho com os turbos que às vezes até parece um tiroteio na rua e lá vão eles felizes da vida a disparar pela estrada fora.

E a nossa policia? Serena olha para estas coisas todas e dizem sempre o mesmo “estamos a tentar resolver a situação” seja um crime, uma violação, um assassinato ou estes “malucos das velocidades com as sua maquinas sonoras e poluidoras” pelas ruas da cidade!

Maputo virou uma cidade caótica, nada funciona bem nesta cidade, os passeios agora já não pertencem aos peões e sim aos carros, as tampas do esgoto desapareceram e existem agora só buracos enormes no meio dos passeios que são perigosas armadilhas para qualquer ser humano distraído.

DSCN1913

As poucas árvores sobreviventes viraram casas de banho públicas ao ar livre, os carros são aos milhares mas as estradas são as mesmas e a arrebentar pelas costuras, na condução não existem regras nem civismo nem respeito nenhum pelo outro, e com isto tudo eu pergunto… mas afinal vamos parar aonde?

Não existem estruturas nesta cidade que ponham um pouco de ordem nesta confusão toda?

Maputo já foi conhecida como uma cidade bela de acácias e jacarandas, hoje é uma cidade que vive em constante agonia a tentar sobreviver no meio de todo este caos.

E nós que vivemos nesta cidade, infelizmente perdemos de vez o direito ao descanso e sossego que merecemos nos nossos fins de semana .

DSCN1915

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: