
Nos últimos dias, a erosão de solos, vem constituindo uma ameaça para os moradores de vários bairros nos arredores da cidade de Nampula.
A situação em causa, agudizou-se com as chuvas que tem vindo a cair de forma intermitente nos dias que correm um pouco por toda a província de Nampula, e como consequência inúmeras casas ficaram parcial ou totalmente destruídas por conta de deslizamento de terras.

O grosso número de casas destruídas são erguidas com material local e situam-se em àreas ribeirinhas, nomeadamente nos bairros Murrapaniua, Naphulo, Napipine, Muatala, Mutauaha, Natikiri, Marerre, localizados no Municipio de Nampula, e a mesma situação ocorre na cidade portuária de Nacala. Além das casas destruídas as chuvas levaram ainda à abertura de enormes crateras nas vias de acesso a estes bairros, dificultando sobremaneira a circulação de veículos e pedestres.
Das informações que tivemos não há ainda um plano de acção do governo para resolver esta situação que tende a agravar-se nos próximos anos.
Desapontados, os munícipes pedem às autoridades para encontrar estratégias que poderão passar pela necessidade de reassentamento dos afectados para zonas seguras.
