
Hoje, dia 1 de Junho, celebramos o Dia Mundial da Criança e desejamos a todas as crianças um dia realmente Feliz!
Não me esqueço nunca do quanto ansiava por este dia quando era criança! Na nossa infância, logo após a Independência do nosso País, no dia da Criança não havia presentes comprados, não havia luxos, mas havia muita alegria e muita música… e com sorte se fosse possível encontrar todos os ingredientes poderia haver um bolinho!
No nosso dia sentíamo-nos realmente importantes! O País estava em festa! O nosso Papá Samora valorizava e protegia as crianças, éramos todos continuadores da Revolução e éramos “…as flores que nunca murcham…”!!!
Cantávamos até ficar sem voz, corríamos e brincávamos livres e despreocupados na rua, todos juntos, todos iguais, éramos todos só crianças!!! Eu cresci assim!
E hoje? Onde está a alegria? Onde estão as nossas flores que nunca murcham?
Hoje, grande parte das nossas crianças já não brincam livres e despreocupadas… hoje nem todas são realmente iguais ou tem direitos…
Hoje, não conseguimos cantar com a alegria despreocupada com que cantávamos tantos anos… hoje choramos… hoje choramos por saber que há demasiadas crianças aqui mesmo no nosso País, a sofrer horrores… que não sabem nem nunca saberão o que é brincar livres e despreocupadas… que se escondem nas matas todas as noites para poder ver o sol no dia seguinte… que dormem sem nada para comer e se tiverem sorte acordam no dia seguinte para a mesma realidade cruel… é assim por exemplo em Cabo Delgado… é assim em demasiados lugares neste nosso lindo País e é assim também pelo mundo inteiro!!!

E são estas as crianças que pretendemos que amanhã sejam adultos bem formados, com valores, com princípios… Como?
Hoje sentimos que não temos como protegê-las de tudo isto, sentimos que temos de as preparar para o mundo feio e cruel que grande parte da Humanidade insiste em manter… destruímos a sua inocência para os proteger, explicamos os horrores que passam outras tantas crianças… para as proteger… para as proteger dos preconceitos… do racismo… da fome… da guerra… mostramos esta dura e triste realidade!
Cantávamos felizes… “Nós somos continuadores da Revolução Moçambicana…”
Será que ainda somos?
Feliz Dia!
Sem fome, sem guerra, sem maus tratos…
Em paz, com saúde, liberdade e muito amor!
Fotos das nossas criancas, do nosso futuro e as flores que não podemos deixar murchar.
A nossa luta continua, para elas.




