Associação comunitária ACODEMUZO realiza a sua 3a Assembleia Geral

A Associação ACODEMUZO realizou a sua 3a Assembleia Geral onde participaram um total de 74 pessoas, dos quais 54 são membros da mesma, representando comunidades de Aliua no Distrito de Mocubela e Muzo e Mualama no Distrito de Maganja da Costa. Entre 2010 e 2013 a JA! e a ORAM Zambézia levaram a cabo um projecto que visava o apoio a associação ACODEMUZO na legalização e operacionalização de uma área de concessão comunitária cujo objectivo visava não somente a exploração florestal mas acima de tudo a conservação dos recursos florestais através da reposição da vegetação natural enquanto ao mesmo tempo promove a gestão comunitária participativa. Apesar de finalizado o projecto, o apoio e acompanhamento da JA! manteve-se, através de visitas regulares, o aconselhamento técnico e ainda envolvimento dos membros da associação nas diversas actividades promovidas pela JA!. A JA! participou da 3a Assembleia Geral, que teve lugar no passado dia 12 de Julho, na serração da ACODEMUZO localizada no Distrito de Mocubela. A assembleia foi um importante momento de discussão e restruturação da própria associação, os membros das estruturas de governação da associação foram reeleitos por unanimidade dos membros. Para alem da JA! foram convidados e participaram representantes do governo local, nomeadamente os chefes dos postos administrativos de Mocubela Sede e Maganja da Costa, a chefe da localidade Mocubela, Director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas do Distrito da Maganja da Costa e o representante da ORAM Zambézia. Os membros da ACODEMUZO aproveitaram a ocasião para referir os inúmeros desafios que têm enfrentado na gestão da sua concessão florestal, desde a constante invasão da sua área por furtivos, até aos penosos processos burocráticos na renovação da sua licença de corte incluindo a redução da sua quota de corte, e pedir maior apoio do governo local. Neste momento a concessão florestal esta parada, o charriot avariado e a associação sem fundos para a sua reparação. Uma outra importante questão que foi levantada foi o facto de apesar do governo referir inúmeras vezes que promove a gestão comunitária de recursos naturais, estas competem de igual forma com as concessões privadas, tendo que responder aos mesmos requisitos e sujeitos as mesmas taxas, o que muitas vezes inviabiliza as iniciativas comunitárias.

A associação ACODEMUZO recebeu recentemente um apoio do Mecanismo de Doação as Comunidades tendo como provedor de serviços a ORAM Zambézia, e na ocasião foi oficialmente entregue um tractor parte deste apoio. Através deste a associação poderá revitalizar a serração. O apoio da JA! a ACODEMUZO mantém-se na perspectiva de fortalecimento da associação, promoção da consciencialização ambiental para a necessidade de reposição da floresta nativa e conservação ambiental no geral que envolve a revitalização do viveiro e a promoção de outras pequenas actividades de geração de renda como a criação de galinhas e a promoção de práticas agroecológicas. A ACODEMUZO esta consciente de que a associação não pode concentrar-se apenas no funcionamento da serração e pretende diversificar as suas actividades bem como promover maior envolvimento dos demais membros destas comunidades.

No dia seguinte, 13 Julho, a JA esteve novamente reunida com os órgãos sociais da associação reeleitos e outros membros da associação, para mais uma importante sessão de capacitação sobre associativismo que inclui gestão transparente dos bens e recursos da associação e ainda sobre gestão e uso sustentável dos recursos naturais. Participaram nesta sessão 31 membros da associação.

Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: